QUARTA CAPA
Este livro aborda o conceito de autor e sua função não somente como origem empírica da obra, mas, principalmente, como elemento intrínseco, embora nem sempre explícito, da construção do texto e na produção do enunciado. Os ensaios que compõem sua primeira parte, intitulada “Prosarias” — neologismo formado pela associação de “prosa” e “teorias” —, analisam as diversas possibilidades da constituição da autoria em diversos objetos relacionados com a linguagem, a narrativa, o teatro, o cinema e a poesia. Considerando sua problematização central, os ensaios reúnem-se em torno das reflexões de Mikhail Bakhtin, Roland Barthes, Michel Foucault, Philippe Lejeune e Giorgio Agamben.
A segunda parte, “Teoremas” — termo que, aqui, ultrapassa a acepção normal de afirmações que podem ser provadas — é um conjunto de poemas escritos, em sua maioria, por autores dos ensaios e ainda por poetas convidados. Assim como “prosarias”, “teoremas” também é um neologismo, “teoria” e “poemas”, aludindo ao caráter metalinguístico da maioria dos textos, que, com a concisão e a beleza própria do texto poético, expressam, mesmo que de maneira indireta, aspectos dos problemas analisados na parte anterior.
Roland Barthes, ao afirmar que um texto é feito de múltiplas escrituras em diálogo, afirma que a instância de dialogização dessas escrituras é o leitor. Assumido o risco de escrever, nós, autores, delegamos a você, leitor, o risco de interpretar, reautorando.
João Vianney Cavalcanti Nuto
organizador