O AUTOR
 
Renato Cunha é cineasta, escritor, designer gráfico e produtor cultural. Cinema riscado é seu quarto livro sobre cinema. Antes dele, publicou As formigas e o fel (2006), Cinematizações (2007) e O cinema e seus outros (2009).
artes visuais
música
editora
audiovisual
opinião do leitor
nome
cidade / estado
e-mail
opinião
renato cunha
ORELHA
 
Cinema riscado traz uma reunião de 46 crônicas-ensaio sobre cinema que escrevi de 2007 a 2011 para a coluna de mesmo nome na revista eletrônica Verbo21.
 
Durante esse processo de reflexão sobre o cinema, procurei variar meus textos entre a inestética e a inestática, sem a obrigação de alterná-los e ciente de que, no fundo, essas categorias se complementam. A primeira não quer o cinema como objeto filosófico, e sim a voz filosófica que ele emite, ou os efeitos intrafilosóficos. A outra, a inestática, palavra paródica, afasta-se do cinema como objeto político — de um cinema persuasivo, fato recorrente —, preferindo o desequilíbrio da voz política que ele ou qualquer expressão cultural são capazes de produzir quando lidos.
 
A ideia do termo “riscado” vem de um duplo sentido: esboçado (sem pormenores analíticos) e excluído (com filmes e temas desinteressantes à mídia). Nem sempre, é claro, consegui me manter fiel a esses dois mandamentos, mas tudo que escrevi partiu de minha vontade de compreender o cinema, mesmo sabendo que ele jamais deixaria isso acontecer. O que acabei fazendo, então, foi evidenciar mais o fora de quadro do que o quadro.
 
Renato Cunha
preço
R$ 30,00
 
assunto
cinema
 
capa
Renato Cunha
 
páginas
208
 
formato
15,5 x 21,5 cm
 
acabamento
brochura
 
lançamento
08/10/2015
 
isbn
978-85-66342-13-0
CINEMA RISCADO